Ato pela paz marcará realização do 18º Garçom Cross de Sorocaba

< Voltar

04/08/2016

Um ato pela paz mundial, especificamente em memória aos mortos em atentados terroristas na França, vai marcar a realização do 18º Garçom Cross de Sorocaba, que ocorrerá na próxima segunda-feira, na Praça Fernando Prestes, as partir das 15 horas. Este ano, no início do evento, quando ocorrer à apresentação dos competidores será feito um minuto de silêncio e em seguida serão soltos 100 balões brancos.

Segundo Cícero Lourenço Pereira, presidente do SINTHORESSOR (Sindicato dos Trabalhadores e Hotéis Bares e Restaurantes de Sorocaba e Região), tanto a origem da profissão de garçom com a competição têm origem francesa, por isso o sindicato decidiu realizar o ato junto com o evento.

“Somos totalmente contra a violência que tem se espalhado pelo mundo. Lutamos contra qualquer tipo de radicalismo. Não podemos ignorar a morte de tantas pessoas, entre eles franceses. Este evento surgiu na França, país que é alvo principal de atos terroristas. Esperamos com isso, fazer com que as pessoas reflitam e lutem pela paz  ”, disse o presidente.

A corrida de garçons surgiu em 1918, em Paris, para comemorar a  Queda da Bastilha - evento central da Revolução Francesa. A corrida foi criada para prestigiar a nobre profissão dos garçons e sempre ocorria no dia da Bastilha, feriado nacional francês. Ao longo dos anos a corrida tem se espalhado pelo mundo, e hoje conta com edições em muitos países, incluindo Inglaterra, Alemanha, Luxemburgo, Japão, Nepal, Madagascar e Brasil.

Conforme Cícero que também é presidente da FETRHOTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul), no Brasil a corrida ocorre em agosto porque no dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Garçom.

No Estado de São Paulo a tradicional corrida ganhou o nome de Garçom Cross. Durante o evento garçons e garçonetes correm um determinado percurso cheio de obstáculos, com uma bandeja na mão. Os competidores precisam manter o equilíbrio para não derrubar os obstáculos e nem a bandeja. Ganha quem fazer o percurso em menor tempo.

No Garçom Cross de Sorocaba serão sorteados 2 aparelhos de televisão, dois microsystens e duas bicicletas, para ganhadores dos três primeiros lugares nas categorias feminina e masculina.

“Será uma grande festa em homenagem aos garçons e garçonetes de Sorocaba e região. A população está convidada a participar”, concluiu o presidente.

Repercussão
O Garçom Cross é uma festa tradicional dos trabalhadores e tem chamado à atenção da mídia nacional.No ano passado o vencedor do Garçom Cross de Sorocaba, Carlino Soares, foi convidado para participar do programa do Faustão.  Ele foi convidado pelo produtor Renato Moreira para participar do quadro Se Vira Nos 30. Para gravar a participação o cenário do Garçom Cross teve que ser modificado. Novos obstáculos foram incluídos para dificultar o percurso. Também participou da gravação o organizador e locutor do evento, Edson Nunes Sobrinho.
O garçom não decepcionou a categoria e mostrou porque foi o vencedor do evento. Mesmo nervoso ele fez o percurso em 30 segundos sem deixar cair à bandeja.

Este ano, o Garçom Cross de São Carlos foi matéria de destaque na EPTV. A vencedora foi convida a  participar do programa Encontro com  Fátima Bernardes.