Contracs lança cartilha sobre Reforma da Previdência

< Voltar

09/06/2017

A reforma da previdência irá criar barreiras de acesso: primeiro com o tempo de contribuição que passa de 15 para 25 anos, depois com o valor do benefício que passou de 80% das maiores contribuições para 75% de todas as contribuições. Então, posterga quando o trabalhador irá acessar o benefício e, quando acessar, diminui o valor do benefício. Somada à reforma trabalhista, que provocará mais precarização nas condições de trabalho, o trabalhador enfrentará ainda mais dificuldades para acessar o benefício. Essa é apenas uma das conclusões que Fernando Rodrigues da Silva do Centro de Estudos sobre Relações do Trabalho, Previdência e Seguridade Social (CeTPS) apontou como consequência desastrosa da proposta de reforma previdenciária que tramita no Congresso Nacional.

 

Esta e outras conclusões fazem parte da Cartilha sobre a Reforma da Previdência para dirigentes sindicais da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT), que foi lançada nesta quarta-feira (07) em São Paulo.

 

Outro importante ponto abordado pela cartilha discute a existência ou não do déficit da previdência social. Segundo Fernando, a contribuição dos trabalhadores urbanos para a previdência social excede aos valores pagos em benefícios e, portanto, contribui para o pagamento de parte dos benefícios dos trabalhadores rurais. “Além disso, não \"Descrição:há déficit quando se soma todos os recursos da seguridade social.” lembrou ao elencar demais formas de financiamento do sistema como a Confins, parte do valor arrecadado com a loteria federal, entre outros.

 

Para o presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, a cartilha apresenta pontos primordiais para subsidiar os dirigentes a se contrapor à Reforma da Previdência. “Neste aspecto, com diagnósticos e também propostas do nosso ramo do comércio e serviços da CUT, tentamos inovar e explicar um pouco melhor as nossas defesas mais articuladas para que os dirigentes possam se posicionar contrários à reforma junto à sociedade.” Alci ainda destacou a importância da elaboração do material marcando a posição histórica da Confederação contra a retirada de direitos, somando esta ação às inúmeras outras atividades da entidade e da CUT contra as reformas propostas pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

 

Já o secretário de políticas sociais da Contracs, José Vanilson Cordeiro, destaca que a cartilha irá subsidiar os dirigentes com a informação correta e necessária neste momento de ataque aos direitos consagrados. “A apatia parte de uma desinformação ou a falta da informação correta daquilo que vai mexer no seu direito, então tem muitos companheiros esperando a água passar para ver o que acontece. Depois vai ser muito tarde, mas ainda dá tempo. Nós esperamos, inclusive, atrasar as votações do Senado. A luta é contínua e não podemos perder a esperança um minuto que seja. Estamos aqui para dar a informação correta e nos mobilizar não só com os trabalhadores do comércio e serviços, mas com outras entidades que temos nos locais e nos municípios.”

 

Nesta quinta-feira (08), a Contracs lançará a cartilha com um debate em Brasília e dia 26 de junho haverá um debate pela internet para apresentar as propostas da Contracs contra a reforma da previdência.

 

Link: http://www.contracs.org.br/destaques/774/contracs-lanca-cartilha-sobre-a-reforma-da-previdencia-e-aponta-alternativas-a-proposta