Prazo para sacar abono vai até sexta

< Voltar

29/06/2017

Dinheiro está disponível para trabalhadores e servidores públicos que tenham cumprido pelo menos 30 dias de trabalho em 2015
Aproximadamente 8,8 mil trabalhadores da RPT (Região do Polo Têxtil) ainda não sacaram o abono salarial proveniente dos programas PIS (Integração Social) e Pasep (Formação do Patrimônio do Servidor Público), referente ao ano-base 2015. O prazo termina nesta sexta-feira e pode garantir até um salário mínimo, de R$ 937 para cada um dos beneficiários.

O último balanço feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no início de maio, mostrou que Americana é a cidade com mais trabalhadores em “atraso”. São 3,1 mil pessoas com os depósitos em aberto. Em Sumaré, 1.953 trabalhadores ainda não haviam retirado o abono na data, enquanto em Santa Bárbara d’Oeste 1.656 pessoas estavam na mesma situação. Em Hortolândia, 1.342 profissionais também não haviam retirado os valores e outros 750 em Nova Odessa. A Caixa Econômica Federal não divulgou o montante destinado aos trabalhadores da região através do benefício.

O abono salarial deve ser pago aos trabalhadores que tenham cadastro em um dos dois programas há mais de cinco anos. O profissional também precisa ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior, e ter recebido mais de dois salários-mínimos médios de remuneração neste período.


No Brasil, mais de R$ 1 bilhão estão disponíveis para 1,83 milhão de pessoas que não reclamaram o recurso. O dinheiro pode ser retirado nas agências da Caixa ou Banco do Brasil. Caso o valor não seja sacado até o prazo final, o dinheiro será destinado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Os trabalhadores que quiserem consultar se estão na lista de beneficiados podem entrar no site www.trabalho.gov.br/abono-salarial.