Sindicato vai reivindicar 10% de reposição salarial

< Voltar

18/06/2019

Trabalhadores de hotéis, bares e restaurantes de Sorocaba e região lotaram o salão de festas do Clube de Campo do SINTHORESSOR, no bairro da Caputera, no último domingo. Junto com suas famílias, os trabalhadores participaram da assembleia da Campanha Salarial de 2019 e da Festa de Confraternização promovida pelo sindicato. Na ocasião, foi aprovado em assembleia que o sindicato irá pedir 10% de reajuste salarial para os trabalhadores.

O salão de festas do clube foi cuidadosamente decorado para receber os trabalhadores, que começaram a chegar ao local por volta das 11h30. O evento foi reservado aos filiados da entidade.

A assembleia teve início por volta das 14 horas, quando o assessor sindical Edson Nunes Sobrinho deu início a assembleia, chamando para compor a mesa de trabalho o presidente do SINTHORESSOR Cícero Lourenço Pereira, o diretor-tesoureiro da entidade Elias dos Santos, o advogado do sindicato Osvaldo Lemes e o tesoureiro-Geral  da FETRHOTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul), Antônio Luiz de Souza (Jandaia).

Cícero abriu a assembleia falando sobre a situação atual do país e as dificuldades que o movimento sindical tem encontrado por causa das ações do governo federal.

O presidente relembrou os danos que a reforma Trabalhista trouxe para os trabalhadores, como a regulamentação da jornada intermitente, entre outros. Na ocasião ele alertou que outros prejuízos poderão ocorrer caso a reforma da Previdência seja aprovada, em Brasília.

“Todos os países que optaram pela previdência privada se arrependeram”, disse Cícero.

Segundo ele, muitas vezes o trabalhador ouve a propaganda do governo dizendo que com a reforma da Previdência haverá combate de privilégios, porém se a reforma for aprovada, quem “vai levar a pior é o trabalhador”.

“Se o povo não reagir, não se indignar com a situação ficará muito difícil. O governo está cutucando a onça, se perceber que a onça está morta ele vai tirar o couro”, disse ele.

O advogado do sindicato Osvaldo Lemes também criticou a reforma da Previdência e outras ações do governo. Lemes falou sobre a defasagem salarial e o descanso do atual governo com os direitos do trabalhador.

O tesoureiro da federação, Jandaia, ressaltou a importância dos sindicatos na vida dos trabalhadores, principalmente no momento de negociar as reivindicações da categoria, como o reajuste anual de salários.

 

Votação

Ao terminar a fala dos sindicalistas foi feita a apresentação da pauta da Campanha Salarial de 2019 e o índice de reajuste que será pleiteado durante as negociações.

Por unanimidade a assembleia aprovou, entre outros itens, que será reivindicado a reposição salarial de 10%.

A data-base da categoria é 1º de agosto, quando passa a vigorar as novas cláusulas da convenção Coletiva de Trabalho e o novo reajuste de salário.

Após a assembleia foi servido o almoço e em seguida feito sorteio de prêmios para os filiados da entidade.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

 

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO DO EVENTO