Após Sorocaba regredir para fase laranja, prefeito Manga vai pedir funcionamento do comércio por 18 horas

< Voltar

09/01/2021

Prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou nesta sexta-feira (8) que solicitará ao Governo do Estado e ao Ministério Público a liberação para o funcionamento em três turnos de 6 horas.

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou nesta sexta-feira (8) que solicitará ao Governo do Estado e ao Ministério Público que o comércio na cidade possa funcionar 18 horas em três blocos de seis horas. O anúncio foi feito horas após a cidade regredir para a fase laranja do plano São Paulo de flexibilização.

Segundo a prefeitura, o pedido será justificado por ações de combate à Covid-19, que foram realizadas desde o início do novo governo, como a contratação de mais 10 leitos de UTI Covid e o aumento da frota dos ônibus para não gerar aglomeração.

A ideia do Plano Sorocaba é que o comércio passe a funcionar 6, 12 ou 18 horas diariamente com a escola do comerciante, no máximo 40% da capacidade e com controlador de acesso.

 

Outra intenção é que o funcionamento dos estabelecimentos seja organizado de forma que os colaboradores cumpram jornada máxima de seis horas diárias.

Segundo o Plano São Paulo, na nova fase laranja todos os estabelecimentos passam a ter permissão de funcionamento. A capacidade máxima passa de 20% para 40% de ocupação para todos os setores.

O funcionamento máximo aumenta de quatro para oito horas diárias, respeitando o limite de atendimento até as 20h. Bares não terão permissão para atender ao público de forma presencial.

Regressão

Região de Sorocaba volta à fase laranja do Plano São Paulo

Região de Sorocaba volta à fase laranja do Plano São Paulo

O Governo do Estado regrediu a região de Sorocaba (SP) para a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização da economia.

As cidades que fazem parte do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, incluindo algumas da região de Itapetininga (SP), estavam na fase amarela do plano estadual desde o dia 30 de novembro de 2020. Já a região de Jundiaí (SP), que pertence ao DRS de Campinas (SP), se mantém na fase amarela.

A fase laranja, segunda mais restritiva do Plano São Paulo, é considerada uma etapa de atenção, com eventuais liberações. Contudo, o governo de São Paulo alterou as regras para tornar esse estágio mais permissivo.

Algumas atividades, como salões de beleza, academias e parques, por exemplo, agora serão permitidas na fase laranja. O atendimento presencial em bares continua proibido. O que muda na Fase Laranja:

  • Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
  • Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.
  • Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.
  • Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.
  • Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.