Sorocaba tem novas medidas restritivas contra a Covid-19 para escolas particulares, supermercados e postos de combustíveis.

< Voltar

25/03/2021

Sorocaba anunciou na noite desta quarta-feira (24) novas medidas restritivas contra a Covid-19 para escolas particulares, supermercados e postos de combustíveis. As ações estão regulamentadas em dois decretos municipais.

Segundo a prefeitura, o Decreto Municipal nº 26.157/21 estabelece que os postos de combustíveis, incluindo a estrutura de serviços, a partir desta sexta-feira (26) poderão funcionar de segunda-feira a sábado, no horário das 6h às 20h. Aos domingos, não deverá haver atividades nos postos. As medidas restritivas valem até o dia 4 de abril.

A reunião foi realizada com representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), o prefeito e secretários municipais.

Supermercados e hipermercados
Os supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres deverão funcionar, também com base no Decreto Municipal nº 26.157/21, todos os dias, em horário diferenciado, das 7h às 22h, no período entre 26 de março e 4 de abril.

Nos três primeiros dias da nova medida, 26, 27 e 28 de março, a recomendação é que seja limitada a circulação de pessoas a uma pessoa por família. A partir de 29 de abril o cumprimento dessa medida passa a ser obrigatória.


A decisão foi tomada pela prefeitura com representantes da Associação Paulista de Supermercados e de estabelecimentos da cidade.

O grupo de empresários se comprometeu em não dispensar os colaboradores durante a situação emergencial.

Escolas particulares
Pelo Decreto Municipal nº 26.155/21, até o dia 30 de março, ficam suspensas as aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino privados de Sorocaba, em todos os níveis e etapas.

As atividades administrativas e os serviços essenciais de manutenção de equipamentos de infraestrutura, nas unidades, deverão ser realizados com escala mínima de profissionais e, quando possível, por meio remoto.

A medida leva em consideração o estado de calamidade pública da pandemia e o Decreto Municipal nº 26.141/21, que trata das medidas emergenciais.


Mais leitos Covid
Outra medida anunciada foi uma nova ampliação de leitos Covid. A UPH Zona Norte terá mais 20 leitos, sendo 16 clínicos e quatro com suporte ventilatório avançado.
A previsão é que esses leitos sejam ativados na segunda-feira (29). A UPA Éden também receberá reforço de leitos nos próximos dias, serão mais 40, sendo 20 para assistência geral (observação) e 20 clínicos Covid.