Federação pede ao governo de São Paulo que inclua trabalhadores da gastronomia e da hotelaria no grupo prioritário da vacina contra a Covid-19

< Voltar

10/06/2021

Inês Ferreira

A Federação Interestadual dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Hospedagem, Alimentação Preparada e Bebidas a Varejo nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Fetrhotel) solicitou ao governo do Estado de São Paulo, que trabalhadores da gastronomia e da hotelaria sejam incluídos no grupo prioritário para receberem a vacina contra a Covid 19.  A federação representa 26 sindicatos de trabalhadores.

O pedido foi feito por meio de documento que demonstra os riscos aos quais os trabalhadores são submetidos e a importância dos mesmos para a economia. Também foi solicitada uma audiência com o governador João Doria para exposição dos argumentos dos representantes dos trabalhadores.

O documento, assinado pelo presidente da Fetrhotel Cícero Lourenço Pereira afirma que, os trabalhadores da gastronomia e da hotelaria devem ser considerados um grupo prioritário porque estão expostos a contato direto com a clientela. Além disso, os trabalhadores fazem parte de uma atividade que deve ser recuperada com urgência, pois a perda econômica e social, gerada pela pandemia, está diretamente ligada à exigência legal de que os trabalhadores sejam mantidos em casa.

Ainda conforme o documento, o setor de serviços é um dos mais importantes da economia nacional representando 70% do PIB, sendo que na cidade de São Paulo o setor é o responsável por quase toda a empregabilidade. Segundo a federação, com base em inúmeras pesquisas, não há dúvida de que o setor da gastronomia e da hotelaria é um dos mais prejudicados pela pandemia.

Dados levantados pela entidade mostram que, em julho de 2020, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apontou a perda de 18,7% nas atividades do setor em três meses seguidos de retração. Em dezembro do mesmo ano, os índices demonstraram que a pandemia havia impedido a recuperação do setor de serviços. A apesar de um ligeiro crescimento no início do ano de 2021, a recuperação tem sido mais lenta que os demais setores da economia.

Diante disso, o documento explica, que o setor de serviços necessita de maior atenção para que possa continuar a existir e a gerar empregos e renda e que os serviços prestados, em especial pelos trabalhadores da gastronomia e da hotelaria cujo trabalho é o de servir presencialmente, o que requer amabilidade e atenção aos clientes.

“Quem já foi atendido por uma máquina saberá distinguir o bem servir do pragmatismo da modernidade. Temos plena convicção de que o cliente sempre merece toda a nossa atenção, independentemente de quem o seja. Estamos ali para darmos o melhor de nós para o conforto e plena satisfação de quem nos procura. Neste mister empregados e patrões se confundem, porque todos sentem o mesmo desejo do bem servir” afirma o documento.

Sendo assim, a Fetrhotel reivindica que o governador João Doria de atenção especial ao setor e diz ainda que “esconder os trabalhadores do setor  da sociedade, negando-lhes o direito de servir, é retirar-lhe o direito à vida; é regredir ao tempo em que os serviçais nada recebiam e ainda eram obrigados a recolher tributos”.

No documento a Fetrhotel conclui que entende a necessidade de atos do governo para conter a propagação da Covid 19 e defende que qualquer entendimento diverso pode ser considerado como falta de humanidade para com todos os profissionais que estão na linha de frente. Porém, lembra que também é desumano “proibir mães e pais de destinar a seus lares alimento e conforto, já que um dos frutos do trabalho é justamente poder prover alimento e leito a todos àqueles que precisam e podem usufruir desses benefícios”.

Sindicatos representados pela Fetrhotel

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTEIS, BARES E RESTAURANTES DE ÁGUAS DE LINDOIA E REGIAO

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO HOTELEIRO E SIMILARES DE APARECIDA E REGIÃO

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM COMERCIO HOTELEIRO E SIMILARES DE ARARAQUARA E REGIAO-SP

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTEIS, MOTEIS, APART HOTEIS, FLATS, REST, LANCHONETES, FAST FOODS, BARES E SIMILARES DE JAU, BARRA BONITA E REGIÃO

 

SINTHORESBAR - SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMERCIO HOTELEIRO E SIMILARES DE BARRETOS E REGIAO.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM RESTAURANTES, LANCHONETES, BARES, BOTEQUINS, CHOPERIAS, CHURRASCARIAS, COSTELARIAS, FAST-FOOD, BUFFETS, CAFÉS, CANTINAS, CASAS DE CHÁ, CASAS DE LANCHES, LANCHONETES DE PADARIAS, PASTELARIAS, PIZZARIAS, ROTISSERIAS, TRAILLERS DE LANCHES, LEITERIAS, ESTABELECIMENTOS DE HOSPEDAGEM TIPO HOTÉIS, APART - HOTÉIS, FLATS, HOSPEDARIAS, MOTÉIS, PENSÕES E POUSADAS DE CAMPINAS E REGIÃO.

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM HOTEIS, BARES, RESTAURANTES E SIMILARES DE CAMPOS DO JORDAO E REGIAO

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO HOTELEIRO E SIMILARES DE FRANCA E REGIÃO – SP,

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTEIS, MOTEIS, RESTAURANTES, BARES, LANCHONETES E FAST FOOD DE JUNDIAI E REGIAO

SINDICATO DOS TRAB EM HOTEIS R B SIMILARES OURINHOS E REGIAO

SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMERCIO DE HOSPEDAGEM E GASTRONOMIA DE PRESIDENTE PRUDENTE E REGIAO

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTEIS, MOTEIS, RESTAURANTES, BARES E FAST-FOODS DE RIBEIRAO PRETO E REGIAO

SINTSHOGASTRO-SAR, SIND DOS TRABALHADORES NO COM E SERV EM GERAL DE HOSPED GASTR, ALIMENTAÇÃO PREPARADA E BEBIDAS A VAREJO DE SANTO ANDRÉ E REGIÃO

SIND. DOS TRAB. EM COMERCIO HOTELEIRO E SIMILARES DE SANTOS-BAIXADA SANTISTA, LITORAL SUL E VALE DO RIBEIRA

SINDICATO DOS EMPR.NO COM.HOT.E SIMIL.DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E REGIAO SINDEHOT-SBC

SIND TRAB COM E SERV EM GERAL DE HOSPEDAGEM GASTRONOMIA ALIMENTOS PREP. E BEBIDAS A VAREJO DE SAO CARLOS E REGIAO

SINDHOTELEIROS - SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO HOTELEIRO, BARES, RESTAURANTES, DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO – SP

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTÉIS, MOTÉIS, RESTAURANTES, BARES, LANCHONETES, APART-HOTÉIS, FAST-FOOD E SIMILARES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO – SP

SINTHORESP - SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO HOTELEIRO E SIMILARES DE SÃO PAULO

SECHSSN - SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO HOTELEIRO E SIMILARES DE SERRA NEGRA

SINTHORESSOR - SIND TRAB HOT REST BARES E ASSEM SOROCABA E REGIAO

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM HOTEIS, MOTEIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES DE VOTUPORANGA E REGIAO

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO HOTELEIRO E SIMILARES DE ARACATUBA

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO HOTELEIRO, RESTAURANTES, BARES DE BAURU E REGIÃO  

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTEIS, MOTEIS, RESTAURANTES, BARES, LANCHONETES, FASTFOOD, DE CATANDUVA E REGIAO - SP.

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES DE LIMEIRA E REGIÃO –

SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMERCIO HOTELEIRO BARES RESTAURANTES HOTEIS MOTEIS LANCHONETES APART HOTEIS FAST FOODS DE PIRACICABA E REGIAO