Sinthoressor parabeniza todas as mulheres pelo seu dia de luta
08/03/2023
O Dia Internacional da Mulher é uma data que marca a luta das mulheres pela conquista de direitos. Não é uma simples comemoração, mas um marco de avanços e conquistas de todas as mulheres do mundo.
Em relação a outras categorias, o Sinthoressor tem muito mais a celebrar no dia de hoje. É que mais de 60% das trabalhadoras do setor de bares e restaurantes são mulheres.
Estas mulheres são a força de trabalho do setor de serviços, um dos mais atuantes do país.
Em todas as suas ações o Sinthoressor participa e apoia todos os movimentos que reivindicam melhorias nas vida das mulheres. Essas reivindicações abrangem questões como a igualdade salarial, equidade e o fim da violência e o assédio contra a mulher, entre outros temas.
História de luta
A mobilização feminina começou em 1908, com uma greve de mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas chamada Triangle Shirtwaist Company, localizada em Nova York.
Essas trabalhadoras costuravam cerca de 14 horas diárias e recebiam entre 6 e 10 dólares por semana.
Durante a greve, elas reivindicavam melhores condições de trabalho e diminuição da carga horária, as funcionárias buscavam aumento de salários. Isso porque naquela época, os homens recebiam muito mais do que as mulheres.
Em 28 fevereiro de 1909 houve a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos.
Em 1910, realizou-se na Dinamarca a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. Na ocasião, Clara Zetkin, do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um dia dedicado às mulheres.
No dia 25 de março de 1911 um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company matou 146 das 500 mulheres que trabalhavam no local. A maioria das funcionárias que morreram eram imigrantes judias e algumas tinham apenas 14 anos.
A comemoração do Dia Internacional da Mulher teve início em 1917, quando milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como "Pão e Paz".
Nesse protesto, as mulheres reivindicaram melhores condições de trabalho e de vida, lutaram contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
No dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II.
Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, que ficou conhecido como "Pão e Paz". Isso porque as manifestantes também lutaram contra as dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).