Federação dos hoteleiros debate filiação em organização internacional
12/06/2023
Inês Ferreira
A diretoria executiva da Fetrhotel esteve reunida esta semana para discutir a possível filiação da entidade à FIT(Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes). A FIT é um organismo internacional presente em mais de 150 países, que representa quase 18,5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do mundo todo.
Segundo o presidente da Fetrhotel, Cícero Lourenço Pereira, que é também o presidente do Sinthoressor, a proposta de filiação ao órgão internacional foi apresentada a diretoria, que deverá analisar a proposta e decidir sobre a filiação.
A apresentação da FIT a diretoria da Fetrhotel foi feita por Emiliano Daniel Addisi,Secretário Regional Adjunto – ITF América Latina & El Caribe.
O que é a FIT
A FIT foi fundada em 1896. Trata-se de uma organização internacional que visa abranger sindicatos de trabalhadores e de trabalhadoras em transportes em todos os países, independentemente de cor, nacionalidade, raça ou religião.
A entidade é democrática e liderada pelos afiliados, reconhecida como a autoridade em transportes líder no mundo. A FIT luta para melhorar a vida profissional, conectando 740 sindicatos afiliados.
A sede da entidade fica em Londres, com escritórios em Abidjã, Amã, Genebra, Hong Kong, Montreal, Nairóbi, Nova Déli, Panamá, Rio de Janeiro, Cingapura, Sydney e Tóquio.
Objetivo
A entidade tem o objetivo de promover o respeito pelos sindicatos e os direitos humanos no mundo todo, trabalhar pela paz com base na justiça social e no progresso econômico.
Também faz parte dos princípios da entidade ajudar sindicatos afiliados a defender os interesses dos seus membros, prestar serviços de pesquisa e informação aos afiliados, prestar assistência geral aos trabalhadores em transportes que estejam em dificuldade.
Trata-se de um organismo sindical livre, que em 2009, acolheu como membros os sindicatos, que previamente faziam parte da tradição da FIOST.
A entidade foi fundada para defender e promover internacionalmente os interesses sociais e econômicos de todos os trabalhadores e trabalhadoras em transportes e seus sindicatos, pela defesa da democracia, e da liberdade, opondo-se ao colonialismo, imperialismo, totalitarismo e agressão em todas suas formas, e a qualquer discriminação baseada no gênero, nacionalidade, raça ou cor, idade, orientação sexual, incapacidade ou crenças.