Decisão inédita eleva percentual de insalubridade de camareiras ao grau máximo em Botucatu

< Voltar

19/09/2024

O Sindicato dos Trabalhadores em Hospedagem e Similares de Sorocaba e Região (Sinthoressor) conquistou uma importante vitória para as trabalhadoras do setor de hospedagem em Botucatu. Uma decisão inédita no país, incluída na convenção coletiva de Trabalho, determinou que o adicional de insalubridade das camareiras seja elevado ao grau máximo, o que representa 40% do salário-mínimo vigente.
Essa conquista afeta diretamente as trabalhadoras de empresas de hospedagem, como hotéis, motéis, flats e estabelecimentos similares, que realizam a limpeza de banheiros e a arrumação de quartos. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), atividades como as desempenhadas por camareiras, arrumadeiras e profissionais de serviços gerais devem ser enquadradas no grau máximo de insalubridade.
 Esse entendimento está respaldado pela Súmula nº 448, item II, e pelo Recurso de Revista (RR) 1410-78.2017.5.21.0005, que pacificou o direito ao adicional de insalubridade de 40% para essas funções.
Essa decisão reforça o compromisso do Sinthoressor em garantir melhores condições de trabalho e a valorização das trabalhadoras do setor de hospedagem, contribuindo para o reconhecimento dos riscos enfrentados por essas profissionais no exercício de suas funções.