Palavra do presidente

Terminamos o ano de 2021 com a esperança de que um dos piores momentos da história recente da humanidade ficaram para trás. Nós que decidimos lutar pelo direito coletivo e representar esta categoria tivemos que nos recriar, nos últimos meses, para atender todas as necessidades dos trabalhadores e protegê-los dos impactos da pandemia em suas vidas. 
Desemprego, precarização do trabalho, diminuição de renda, inflação, crise econômica e sanitária, mudanças nas relações de trabalho e uso de novas tecnologias passaram a fazer parte do leque de problemas enfrentados pelos trabalhadores. Nesse cenário, nossa categoria foi uma das mais prejudicadas.
Em março deste ano, estatísticas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontaram que mais de 1 milhão de trabalhadores do setor perderam seus empregos no Brasil.  Parte desse número foi resultado do fechamento de estabelecimentos, sendo que mais de 30% dos bares e restaurantes foram fechados e o setor foi completamente destruído de norte a sul do país. 
Na época, no Estado de São Paulo, foram fechados, por dia, 300 estabelecimentos, 1.800 empregos e uma contribuição de R$ 45 milhões ao PIB (Produto Interno Bruto), além de R$ 45 milhões de potencial de consumo. 
Esses números demonstram o estrago causado pela pandemia e o quanto foi difícil chegar até aqui. Por isso, encerrar o ano conquistando 9,86% de reajuste salarial e a manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é uma grande vitória para o sindicato. 
Isso demonstra que a proteção laboral e social se tornou de vital importância e que muitos perceberam que essa proteção só é oferecida pelos sindicatos.
Enquanto todos estavam isolados, nós sindicalistas, estávamos lutando pela criação de novos mecanismos de renda e negociando com governos para contornar os estragos. Participamos de mobilizações a favor do auxílio emergencial do governo federal, fomos até o   secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz pedir prioridade na vacinação, auxílio à renda para os trabalhadores, desconto em contas de luz, água e fornecimento de cestas básicas.
Também abrimos as portas do sindicato e iniciamos uma das maiores ações de solidariedade já vividas pela entidade.
Diante de tudo isso temos a certeza de que estamos no caminho certo e que devemos continuar nosso trabalho. Encerramos o ano desejando aos trabalhadores e suas famílias momentos de muito amor e carinho no Natal e no Ano Novo. Boas festas à todos (as).